A Casa

Um pouco sobre a nossa História

Casa de São MamedeA “Casa de São Mamede”, é um pequeno estabelecimento hoteleiro de 28 quartos de cariz familiar, que funciona num belo edifício do século XVIII. Foi em 1758 que o imóvel foi construído para residencia de um magistrado, o Dr. Manuel José de Faria e Sousa, trata-se curiosamente, de um dos primeiros edifícios a serem construídos no tradicional sistema de “gaiola” – construção anti-sísmica utilizada pós terremoto de 1755.

Tendo sido adaptado para unidade hoteleira em 1948, soube manter ao longo dos anos, o tratamento, a tradição e a atmosfera de uma verdadeira casa de família.

A sua posição na geografia de Lisboa, formando um largo com a Igreja do mesmo nome e respectivo jardim, constitui nas palavras de um ilustre professor português, a “melhor localização dos estabelecimentos do género, já que em pleno coração da cidade lhe confere algo da bucólica beleza de uma aldeia”*.

Sempre tentando preservar o passado não descurámos, no entanto, as exigências de conforto que a vida moderna reclama e assim todos os quartos possuem as mesmas infra-estruturas, a saber: todos têm casa de banho privativa, telefone, cofre digital, tele- visão por satélite, vidros duplos e ar condicionado com comando individual. O facto de se tratar de uma pequena unidade hoteleira, permite-nos conceder um tratamento personalizado mais atento a cada cliente.

*Professor Augusto França in “Monte Olivete Minha Aldeia”